HSAMAblog

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Paula Fernandes, versões em caricatura, realismo e design.

Homenagem à grande e ótima Paula Fernandes, que fará um espetáculo em Vila Velha, Espírito Santo (meu estado da federação, mas sou de Vitória) no dia 30 deste mês (e quero muito e mesmo estar lá!)!

Materiais de desenho utilizados: canetas extrafinas Uni Pin Fine Line 0.3 e Roller-Tip Pen 0.5 Aihao na cor preta, lápis multicolor CiS Color Cis Multi e Tucaa (a primeira marca com dois lápis e a segunda marca com quatro lápis, cada um com quatro cores na mesma ponta) e régua metálica de 30 cm Jocar.

Definições de caricatura, realismo e design.

Caricatura é uma palavra que vem do italiano, caricatura mesmo, este derivado de caricare, que significa carregar. É um desenho humorístico, que consiste em exagerar os traços físicos de pessoas e personagens, muitas vezes, de forma bem burlesca e grotesca. A caricatura não deve ser, necessariamente e obrigatoriamente, encarada como bullying (intimidação ou valentia em português), embora muitos autores realmente se valham dela para poderem ridicularizar e humilhar alguém real ou fictício.

Realismo é uma palavra que vem da morfologia entre o adjetivo real e o sufixo -ismo. O termo se refere não somente ao desenho, mas, também, a artes como a literatura e pintura. Por exemplo, pode ser um desenho ou pintura de pessoas e personagens mais próxima da realidade. Nesse caso, é como se fosse uma transposição fidedigna e literal de uma foto em uma imagem.

E design é uma palavra que vem do latim, designare, que significa desenvolver ou conceber, ou, ainda, do próprio latim, signum, que significa marca ou sinal (desígnio ou projétil em português). É uma espécie de desenho muito mais técnico do que artístico, sendo, ainda, um tipo de projeto. Uma das características mais marcantes do design é a presença de muitas retas e curvas, principalmente curvas.

São estilos de desenho bem diferentes, mas, ao mesmo tempo, bem interessantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário