HSAMAblog

quinta-feira, 27 de abril de 2017

As diferenças entre dublagem e atuação vocal.

Resposta dada por meu amigo Marco, do Yahoo! Respostas, na categoria Cinema:

Sávio, eu não entendi exatamente o que você quis dizer com atuação vocal. Mesmo tendo trabalhado muitos anos como locutor e jornalista em rádio, eu nunca ouvi essa expressão nos meios de comunicação e isso inclui as artes cênicas em geral. Talvez você esteja se referindo à representação dos atores usando suas vozes. Se for isto mesmo, basicamente não existem grandes diferenças, pois trata-se de uma grande quantidade de técnicas que incluem, dentre outras coisas, a interpretação, a inflexão e a entonação para se dizer um texto. Tudo isso é usado tanto por atores como por dubladores e até os locutores de rádio e TV fazem o mesmo. 

Essas técnicas é que permitem a correta interpretação de um texto com a intenção de transmistir algum tipo de emoção ou dar enfoque a determinadas frases contidas no mesmo texto. É preciso treinamento e prática para se chegar a um bom resultado. 

A diferença entre os atores e os dubladores está somente no contexto visual. Enquanto os primeiros também trabalham expressões corporais e faciais, os segundos precisam transmitir as emoções apenas com as vozes, uma vez que não aparecem fisicamente nos filmes. O restante das técnicas são muito semelhantes. Principalmente porque para ser dublador no Brasil, o profissional precisar fazer algum curso de artes cênicas antes de se iniciar na profissão. É um pré-requisito obrigatório. Em outras palavras, todo dublador é também um ator. 

https://ask.fm/maccjf 

Nenhum comentário:

Postar um comentário