HSAMAblog

terça-feira, 25 de abril de 2017

As diferenças entre curta-metragem e especial de TV e entre documentário e biográfico.

Resposta dada por meu amigo Marco, do Yahoo! Respostas, na categoria Cinema:

Começando pelos curtas-metragens. 

É uma classificação de filmes que se baseia unicamente no tempo de duração, incluindo os créditos iniciais e finais, independente de gênero cinematográfico. Este tempo varia de país para país e não existe um padrão que atenda ao mundo inteiro. Usando como exemplo Brasil, França e Estados Unidos, fica assim: 

CURTA-METRAGEM 
Brasil = filmes iguais ou inferiores a 15 minutos. 
França = filmes iguais ou inferiores a 30 minutos. 
Estados Unidos = filmes iguais ou inferiores a 40 minutos. 
MÉDIA-METRAGEM 
Brasil = filmes acima de 15 minutos e iguais ou inferiores a 70 minutos. 
França = filmes acima de 30 minutos e iguais ou inferiores a 60 minutos. 
Estados Unidos = não existe como classificação por tempo. 

Acima do tempo máximo de cada país, todos os filmes serão considerados longas-metragens. 

Os especiais de TV são produções realizadas diretamente para a televisão, seja por grandes estúdios, por produtores independentes ou pelas próprias emissoras. Basicamente não existem grandes diferenças com relação aos filmes de cinema, excetuando o orçamento disponível que costuma ser inferior. Todos os demais detalhes são idênticos como roteiro, direção, fotografia, direção de arte, figurino, elenco, etc. 

Documentários são filmes não ficcionais. Ou seja, não possuem encenação dos fatos apresentados. Ou, quando ela exite, não chega a ocupar uma parte significativa do filme. Os documentários retratam a vida real tal qual ela é, usando temas jornalísticos, informativos, educativos, científicos, históricos, etc. 

O gênero biográfico não existe no Brasil, sendo uma classificação comum em países de língua inglesa. Correspondem a filmes que retratam personagens verdadeiros e seus feitos. Diferencia dos documentários que tratam de temas semelhantes exatamente por haver representação de um elenco. Em outras palavras, nos documentários são mostradas as pessoas reais e suas ações. Nos filmes biográficos, elas são interpretadas por atores ou atrizes. Ou seja, os filmes biográficos, embora tratem de fatos reais, são obras ficcionais porque não são as pessoas verdadeiras que estão presentes na tela, mas sim alguém que as interpreta. 

Por fim, tudo isso que você perguntou pode estar presente em um mesmo filme da seguinte forma. Um documentário biográfico em curta-metragem e produzido para a TV que possua pequenas parte encenadas. 

http://asf.fm/maccjf 

Nenhum comentário:

Postar um comentário