HSAMAblog

terça-feira, 25 de abril de 2017

As diferenças entre filme seriado (seriado de cinema), minissérie de TV e filme feito para a TV ou lançado diretamente em vídeo.

Resposta dada por meu amigo Marco, do Yahoo! Respostas, na categoria Cinema:

O seriado de cinema não existe mais como nos moldes de antigamente. Eram filmes de curta-metragem, inferiores a 40 minutos de duração, os quais eram apresentados antes do filme principal. Em geral, as temáticas eram de filmes policiais, faroestes, heróis diversos ou aventuras. Era normal um episódio terminar com o herói em perigo em uma situação aparentemente insolúvel. Este artifício ficou conhecido como gancho. Ou seja, era um forma de despertar a curiosidade do público para voltar na semana seguinte e ver como o herói escaparia daquela situação. Os episódios eram interligados e sequenciais. O desfecho final somente acontecia no último episódio do seriado sempre com a vitória do herói sobre os vilões. As duas primeiras aparições do Batman no cinema foram em seriados de cinema neste estilo durante a década de 1940. No Brasil, os seriados receberam os títulos de O Morcego (1943) e A Volta do Homem Morcego (1949). 

O link abaixo mostra todos os atores que interpretaram Batman, tanto no cinema como na TV. No primeiro, aparecem Lewis Wilson, como Batman, e Douglas Croft, como Robin. No segundo, na mesma ordem, temos Robert Lowery e Johnny Duncan, Estes correspondem aos dois seriados de cinema citados acima. 
https://www.youtube.com/watch?v=4XhqxbBKUsg.

A minissérie é somente um filme feito para TV dividido em capítulos, os quais também são sequenciais e com fechamento no último episódio. A duração total é bastante variável e depende do número de episódios previamente planejados. Em geral, possuem somente uma temporada. Band of Brothers, ou Irmãos da Guerra, produzido por Steven Spieberg e Tom Hanks, entre outros, é um exemplo de minissérie. Teve dez episódios durante o ano de 2001 e foi concluído no último, totalizando nove horas e 54 minutos de duração. 

Já os filmes de TV ou lançados diretamente em vídeo são filmes comuns com as diferenças apenas de orçamento mais baixo e da mídia onde serão apresentados. As produções de TV são feitas por divisões dos grandes estúdios, produtores independentes ou as próprias emissoras, cujos trabalhos visam a televisão. Não existem outras diferenças significativas em relação à produção de cinema. O mesmo se aplica aos filmes lançados diretamente em vídeo. Trata-se somente de uma opção dos estúdios produtores que decidem não lançar o filme em cinema, pois isso demanda uma grande quantidade de dinheiro investido em divulgação e distribuição. Lançando diretamente em mídia de DVD ou Blu-Ray, fica bem mais barato. No restante, também não há grandes diferenças com relação a cinema. 

Por fim, embora você não tenha perguntado, existem ainda as séries de TV. Estas podem ser divididas basicamente em duas distintas. Aquelas em que os episódios são fechados, com início, meio e fim, e aquelas cujos episódios são sequenciais. No primeira caso, podemos citar The Big Bang Theory. Cada episódio tem um final e o episódio seguinte não é uma continuação do anterior, ainda que cronologicamente as histórias sigam uma lógica temporal com os personagens evoluindo dentro da trama. Às vezes existem referências ao que já aconteceu, mas não da forma um evento seguindo o anterior. No segundo caso, temos Game of Thrones. Cada capítulo é uma sequência do que aconteceu anteriormente. Mais ou menos como acontece com as novelas brasileiras. 

Atualmente está se iniciando uma nova mídia para estes tipos de séries. É a internet e os serviços de streaming como Netflix e Amazon, nos mesmo moldes das séries de TV. Narcos, Demolidor, Jessica Jones, Strange Things e outros da Netflix seguem a mesma premissa já conhecida da TV em que uma episódio é sequência do outro. Estes mesmos serviços também estão investindo em filmes de cinema e produções diretas para a internet. A Netflix já lançou Beasts of No Nation e a Amazon conseguiu até indicação ao Oscar com a produção de Manchester à Beira-mar. 

http://asf.fm/maccjf

Nenhum comentário:

Postar um comentário