HSAMAblog

terça-feira, 25 de abril de 2017

Porque O Soldado do Futuro, Guerra dos Mundos e 300 não são filmes de guerra.

Na ocasião, perguntei se fiz bem em tirar esses três filmes de minha lista de 10 filmes de guerra preferidos, já que meu amigo me disse que O Soldado do Futuro e Guerra dos Mundos são de ficção científica, não de guerra, porque não se baseiam em fatos reais, nem possuem fatos reais como pano de fundo e que 300 é de fantasia e surrealismo, não de guerra mais uma vez, pelo caráter exagerado da produção e concepção de determinadas cenas, ainda que seja baseado em fatos reais e recheado de cenas de combate, foi aí que retirei os três filmes e os substituí por novos.

Respostas dadas por meus amigos Marco e Wl@D Melão®, do Yahoo! Respostas, na categoria Cinema:

Seu amigo está parcialmente certo e você fez bem em retirar os três filmes da relação. Aliás, sugiro que não classifique os filmes com apenas um gênero, pois grande parte deles mistura vários durante as suas narrativas. Os três que você citou estão enquadrados nesta situação. Não possuem um gênero único. Veja: 
300 = ação e fantasia 
Guerra dos Mundos = aventura, ficção-científica e suspense 
O Soldado do Futuro = ação, drama e ficção-científica 

O erro de seu amigo foi considerar surrealismo como gênero cinematográfico. No cinema não chega a ser um gênero, mas um estilo. O surrealismo foi um movimento artístico que combinava o abstrato, o irreal e o inconsciente. Iniciou-se nas artes plásticas e na literatura, indo posteriormente para o cinema e outras manifestações artísticas. 

Quando fiz faculdade de jornalismo, tivemos um trabalho em grupo sobre gêneros cinematográficos. Em nossas pesquisas chegamos à conclusão que não há um consenso no mundo sobre essa forma de classificação. Encontramos até autores que diziam só existir dois gêneros se espelhando no teatro grego: tragédia e comédia. Todos os demais seriam subgêneros desses principais. Consideramos um radicalismo essa classificação. Porém um autor, cujo nome não me lembro, usou uma maneira que achamos bem adequada. Segundo ele é preciso observar o filme e verificar qual gênero prevalece em maior quantidade durante a narrativa. Este será o gênero principal e os demais os gêneros secundários. Pegando como exemplo Guerra dos Mundos, nessa forma de analisar, seria um filme de ficção-científica com elementos de aventura e suspense. 

Sempre que quiser classificar filmes quanto ao gênero, eu aconselho que consulte o IMDB, onde eles estão relacionados nas páginas correspondentes. Corra a página até encontrar o item Storyline, onde verá Genres. À frente estarão todos os gêneros que se destacam nos filmes organizados em ordem alfabética. 

Porém há um detalhe. Como está em inglês, você precisa fazer uma adaptação, pois existem gêneros no exterior que não são usados no Brasil. O IMDB usa estes gêneros abaixo: 
1. Action 
2. Adventure 
3. Animation 
4. Biography = não existe no Brasil. 
5. Comedy 
6. Crime = é o nosso policial 
7. Documentary = particularmente não acho que seja gênero e sim uma divisão para filmes ficcionais e não ficcionais. Mas é uma opinião minha. 
8. Drama 
9. Family = corresponde ligeiramente ao nosso infantil. 
10. Fantasy 
11. Film-Noir = não considero gênero e sim estilo. 
12. History = não existe no Brasil. 
13. Horror = é o nosso terror. 
14. Music = não existe no Brasil e serve para classificar filmes de shows musicais ou programas de TV com músicas, como The Voice. 
15. Musical 
16. Mystery = não existe no Brasil e fica classificado para nós dentro de suspense. 
17. Romance 
18. Sci-fi 
19. Sport = não existe no Brasil. 
20. Thriller = oficialmente não existe no Brasil, embora alguns sites utilizem. Nos demais, corresponde ao nosso suspense. 
21. War 
22. Western 

E cuidado. Curta-metragem (ou short, em inglês) não é gênero, mas uma classificação quanto ao tempo de duração dos filmes que varia de país para país. Nos Estados Unidos, em geral, são filmes com até 40 minutos de duração, incluindo créditos iniciais e finais. O mesmo vale para média-metragem, que não existe nos Estados Unidos, mas existe aqui, com filmes com duração superior a 15 minutos e igual ou inferior a 70 minutos, com os mesmos créditos citados. 

http://asf.fm/maccjf 

___
Os Argumentos usados por seu amigo são plausíveis, E claro que depende da pergunta, "Melhores Filme de gerra?" ou "Melhores Filme de gerra baseado em fatos?", então a primeira da brecha para sua resposta, por exemplo O Filme Coração Valente e um ótimo filme de guerra, mais não botaria em uma lista, nem O Soldado do Futuro, Guerra dos Mundos e 300. Mais isso e minha opinião! 


Minha Lista: 
1. O RESGATE DO SOLDADO RYAN 
2. PEARL HARBOR 
3. CIRCULO DE FOGO 
4. PLATON 
5. ATRÁS DAS LINHAS INIMIGAS 
6. A Vida é Bela 
7. A Lista de Schindler 
8. Túmulo dos Vaga-Lumes 
9. Até o Último Homem 
10. Bastardos Inglórios 

Como vc pode ver alguns são reais outro não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário