HSAMAblog

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Comparações Existem e São Elementares e Inevitáveis!, 5ª. Edição e Como Vem Sendo Minha Experiência com o Desenho desde o Início de Tudo até os Dias Atuais!

Comparações Existem e São Elementares e Inevitáveis!, Parte 1 de 6, 5ª. Edição.

Bem, existem determinadas comparações entre os trabalhos de outros desenhistas e os meus, o que, para mim, é sempre algo grande e ótimo, certamente, felizmente e realmente!

Muitas vezes, por exemplo, comparam-me a Mauricio de Sousa. Mas, também, já fui comparado ao próprio Mauricio de Sousa e a Ziraldo e Henfil por uma amiga do Yahoo! Respostas, a ex-usuária A Carioca, mais uma vez a Mauricio de Sousa e Ziraldo e a Daniel Azulay por outro amigo do Yahoo! Respostas, cujo apelido não achei mais, a Chris Chan por um amigo do Facebook, Léo Henrique, a Daniel Johnston por outro amigo do Facebook, Pedro Humphreys, a Millôr Fernandes por um amigo e vizinho, o sócio empresário e professor universitário Rogério Monteiro, aos desenhistas do Espírito Santo por outro amigo e vizinho, o também sócio empresário, engenheiro civil e gestor de negócios Alexandre Tadeu Silva, aos desenhistas do Nordeste por um amigo e cliente do MercadoLivre, Mário Cravinhos e a Fernando Botero por meu pai. Outras duas comparações que julgo bem diferentes e interessantes são as de meu amigo Fábio Turbay, mencionado um pouco mais logo adiante, que comparou os nomes de algumas criações minhas aos nomes de algumas criações de Stan Lee, e, da Marvel Comics, às vezes, também da DC
 Comics (ele (o Stan) gosta de criar personagens com nomes aliterados, ou seja, com as iniciais idênticas!) e de minha mãe, também mencionada um pouco mais logo adiante, que comparou a qualidade técnica e visual de minhas pinturas às das pinturas de Tarsila do Amaral.

Inclusive e principalmente, é bem curioso e interessante constatar que alguns desses nomes em específico já possuem as próprias marcas registradas na hora de desenhar: Mauricio de Sousa e Daniel Azulay desenham com os olhos esbugalhados, Ziraldo desenha sem o glóbulo interno dos olhos e Fernando Botero desenha pessoas obesas, e, muitas vezes, nuas.

E falando em marcas registradas na hora de desenhar, meus pais já definiram as minhas: ele me disse que são as expressões ingênuas de minhas personagens, também que não preciso mais procurar nenhuma e ela que são os cabelos, olhos, bocas, ombros e braços, também que meu desenho é diferente, eles estão bem certos nessa!

Comparações Existem e São Elementares e Inevitáveis!, Parte 2 de 6, 5ª. Edição.

E, no mais, ainda gosto bastante de me comparar a outros desenhistas: por aqui em meu estado da federação mesmo, por exemplo, utilizo como referências a Elza Filgueiras e Fábio Turbay, ao passo que em outros estados da federação, minhas maiores referências são a Mariana Caltabiano, Samara Souza e Pamela Marins. A Elza faz uns desenhos em estilo mangá, bons demais por sinal, o Fábio faz, às vezes, umas coisas mais caricatas e outras mais sérias, a Mariana faz desenhos bem inocentes e puros, a Samara faz uma série de desenhos improvisados e aleatórios e a Pamela faz seus desenhos em estilo mangá na maioria das vezes e em realismo na minoria das vezes.

Agora, como bem disse uma vez a própria A Carioca do Yahoo! Respostas, possuir o dom de desenhar é um presente do Papai do Céu. Ela mesma também faz alguns desenhos, incluindo expressão livre, caricatura, realismo e surrealismo.

Em tempo: meu amigo Joel Jorge acaba de me comparar ao próprio Mauricio de Sousa, Chico Caruso (irmão gêmeo de Paulo Caruso e pai de Fernando Caruso), Gustavo Duarte e Eduardo Vieira!



Comparações Existem e São Elementares e Inevitáveis!, Parte 3 de 6, 5ª. Edição.
Mais uma vez em tempo: minha mãe ainda já me comparou ao gênio célebre e ilustre Leonardo da Vinci (sim, o fabuloso e lendário especialista e mestre de diversos tipos de artes e ciências, e que, por sinal, já está sendo homenageado em uma de minhas histórias completas de quadrinhos: A Grande Pintura com o Professor Melos e Elenco Ainda Maior!, coestrelada pelo próprio Leonardo da Vinci, Pablo Picasso, Vincent van Gogh e Salvador Dalí ao lado do Professor Melos, criação minha citada no título da narrativa!)), o qual também já possuiu algum tipo de experiência e prática com o desenho tradicional e o desenho técnico!

Novamente em tempo, aqui vão os links de minha página do Facebook com a sinopse do da edição de A Grande Pintura com o Professor Melos e Elenco Ainda Maior! e outras sinopses, descrições e conteúdos mais recentes: https://www.facebook.com/saviochristidivulgacao/posts/1490458174306265, https://www.facebook.com/saviochristidivulgacao/posts/1491088887576527https://www.facebook.com/saviochristidivulgacao/posts/1491429050875844https://www.facebook.com/saviochristidivulgacao/posts/1492564134095669https://www.facebook.com/saviochristidivulgacao/posts/1493461567339259https://www.facebook.com/saviochristidivulgacao/posts/1494005273951555https://www.facebook.com/saviochristidivulgacao/posts/1496064073745675https://www.facebook.com/saviochristidivulgacao/posts/1500004940018255https://www.facebook.com/saviochristidivulgacao/posts/1506061166079299 e https://www.facebook.com/saviochristidivulgacao/posts/1506065289412220.

Comparações Existem e São Elementares e Inevitáveis!, Parte 4 de 6, 5ª. Edição.

 pessoas extremamente céticas e descrentes quanto a essa história dar certo e funcionar bem, tomara que elas mudem de vez de ideia e opinião após lerem tudo!

A  propósito: não me lembro mais de quem riu de mim ao saber que fui comparado a Millôr Fernandes, mas jamais liguei para esse tipo de afronta e insolência: as pessoas são diferentes e livres e isso acaba aqui e agora!

Comparações adicionais: minha prima materna oito anos mais velha, Bruna Lopes, farmacêutica e irmã de meu primo quatro anos mais velho materno, o designer gráfico e publicitário Thiago Lopes (sendo que ainda existe outro designer gráfico em minha família, meu primo materno de terceiro grau Rafael Figueiredo) já comparou a qualidade técnica e visual de meus livros com as de Jorge Amado, ao passo que um antigo amigo de meu pai, o também ex-bancário Manoel Pereira Filho acaba de comparar a qualidade técnica e visual de meus desenhos com a da série de pinturas O Grito, de Edvard Munch. Além disso, uma amiga de trabalho de meu pai, de época da Caixa Econômica Federal, Amelinha Pepino acaba de comparar meus textos justamente com os de meu pai, algo já feito previamente por outra amiga dele da mesma empresa, Maria José Araújo e um amigo meu, do grupo do Facebook Bate-Papo Ilustrado acaba de comparar meus desenhos de caricatura e realismo com o trabalho de Pablo Picasso.

Comparações Existem e São Elementares e Inevitáveis!, Parte 5 de 6, 5ª. Edição.

Um adendo: outra artista com quem me comparo bastante é a escritora Thereza Rodrigues, daqui de meu estado da federação. Ela é um de meus três pilares das artes daqui do estado, eis a sequência: Elza Filgueiras, Fábio Turbay e Thereza Rodrigues. Já meus três pilares de outros estados da federação são, justamente, a Mariana Caltabiano, Samara Souza e Pamela Marins. Todos pessoas inteiramente e totalmente abençoadas, iluminadas, inteligentes, sensatas e sensíveis.

E outro adendo: dois amigos desenhistas do grupo Bate-Papo Ilustrado já compararam a qualidade técnica e visual da edição especial A Grande Pintura com o Professor Melos e Elenco Ainda Maior! com a  da série de romances gráficos A Liga Extraordinária, de Alan Moore e Kevin O'Neill e da série de gibis Patrulha do Destino, de Arnold Drake, Bruno Premiani, Murray Boltinoff e Bob Haney. Não achei mais o nome do primeiro (parece-me que ele excluiu a própria conta!), mas vai o nome do segundo: Anderson do Rosário. Essa edição especial também já está pronta.

Não digo mais que são os artistas daqui do estado e de outros estados da federação com quem mais me identifico, já que como bem disse minha amiga LaMorghana, do Yahoo! Respostas, também desenhista e pintora, não é bom correr o risco de se esquecer de algum amigo. Foi quando comentei que ambas as pessoas de lá do site com quem mais me identifico atualmente são ela mesma, das categorias Ilustração e Desenhos e Pintura e meu também amigo Glauber Fernandes, da categoria Quadrinhos e Animação.

Comparações Existem e São Elementares e Inevitáveis!, Parte 6 de 6, 5ª. Edição.

E, finalizando, eis alguns nomes de pessoas de minha família que também são extremamente habilidosas e talentosas com as artes, bem como mais e maiores detalhes e informações de meus três pilares  das artes internos e externos:

Familiares célebres e ilustres: Antonio Cintra (pintor e músico) (bisavô da parte de minha avó paterna), Antonio Christofoletti (geógrafo) (primo de terceiro grau paterno, primo distante da parte de meu avô paterno), João Figueiredo (geógrafo, político e militar) (primo distante da parte de minha avó materna), Gerô (cineasta e músico) (segundo irmão mais velho), William Seven (ilusionista, palestrante, empresário e professor de Espanhol) (primo mais velho da parte de meu pai), Natalia Christofoletti Barrenha (jornalista e pesquisadora do cinema argentino) (prima distante da parte de meu pai) e Rogério Christofoletti (escritor, colunista e professor e pesquisador do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)) (primo distante da parte de meu pai).

Artistas de fora da família que mais admiro e aprecio seus trabalhos: Elza Filgueiras (gestora cultural, professora de Desenho Artístico, desenhista, escritora e pintora), Fábio Turbay (publicitário, desenhista, escritor e professor de Desenho de História em Quadrinhos), e Thereza Rodrigues (psicóloga e escritora) (meus três pilares das artes de meu estado da federação) e Mariana Caltabiano (desenhista, escritora, diretora e roteirista), Samara Souza (designer gráfica, designer de produto, desenhista e pintora) e Pamela Marins (professora de Artes particular e do Governo do Estado de São Paulo, designer gráfica, designer de produto, desenhista, roteirista, escritora e pintora) (meus três pilares das artes de outros estados da federação).

Como Vem Sendo Minha Experiência com o Desenho desde o Início de Tudo até os Dias Atuais!

Meu amigo Matheus Freitas, do grupo do Facebook Bate-Papo Ilustrado está fazendo uma pesquisa sobre os desenhistas autodidatas. Abaixo, vai a resposta que dei a ele:

"Bom dia a você também, meu nobre!

Certo, iremos lá então: eu tinha três anos de idade (já estou com trinta e dois!), foi quando comecei a desenhar e isso foi bem aos poucos.

Aos sete anos, surgiu minha primeira criação como personagem de ficção; que foi o Palhaço Palhoça, mais tarde, incorporado a um de meus universos de personagens, Cartuns Insólitos.

Aos nove anos, surgiu aquela que seria minha principal criação, título que é ostentado até hoje: a dupla nonsense Albert & Einstein (conhecida também como a Dupla do Barulho) (em quadrinhos e desde 1994).

Com o tempo, surgiram mais e mais criações inéditas e originais, incluindo outras duas principais criações: a equipe de patrulheiros espaciais os Amigos do Universo (conhecida também como os Detetives Espaciais) (em quadrinhos e desde 1994) e a banda musical os Romanoz (conhecida também como a Maior Banda Musical do Pedaço) (em livros e desde 2006).

Atualmente, pratico e treino bastante, acompanho o trabalho dos outros desenhistas pelo YouTube e Blogger e frequento cursos e oficinas de Desenho, creio isso ser o suficiente!".

Agora, já recebi os agradecimentos e parabéns do próprio Matheus, ele achou minha história muito legal, que bom que ele gostou tanto, e, por de certo, muitos outros mais gostarão da mesma forma! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário