HSAMAblog

terça-feira, 13 de junho de 2017

Quando Nossas Contribuições e Préstimos Fazem uma Inteira e Total Diferença!

Quando Nossas Contribuições e Préstimos Fazem uma Inteira e Total Diferença!, Parte 1 de 2.

Recentemente, postei um exemplo de algo sobre um assunto que não domino lá no Yahoo! Respostas, uma coisa que descobri e que é, de fato, bem interessante.

Abaixo, vai o que escrevi:

"Alguém aqui já descobriu algo sobre algum assunto que não domina? Caso sim, o quê? Por exemplo, não sou bom em matemática e descobri algo:?

Quando vocês dividem qualquer número por 3, 6, 7 e 9 que não seja de suas tabuadas (com exceções no caso do 6), sempre (ou quase sempre para o 6) dará uma dízima periódica simples, dízima periódica composta ou número irracional.

A dízima periódica simples ocorre quando, após a vírgula, o resultado é sempre o mesmo número, sendo ou não um número unitário, por exemplo, 0,6666 e 0,57575757.

A dízima periódica composta ocorre quando, após a vírgula, o resultado começa em um número qualquer, e, em seguida, vem um número diferente de forma consecutiva, sendo ou não um número unitário, por exemplo, 0,84444 e 0,953535353.
 
O número irracional ocorre quando, após a vírgula, o resultado é uma sequência de números aleatórios e que, não necessariamente e obrigatoriamente, consiste em uma ou mais repetições consecutivas, por exemplo, 0,8472 e 0,6347. 

Agora, por que isso acontece com os números 3, 6, 7 e 9?

Quando Nossas Contribuições e Préstimos Fazem uma Inteira e Total Diferença!, Parte 2 de 2.

Muito simples: o sistema decimal é, como o próprio nome já insinua, baseado no número 10, e, portanto, são 10 algarismos originais, de 0 a 9.

Isso não acontece com o número 2 porque ele é divisor de 10, nem com o número 4 porque ele é o dobro de 4, nem com o número 5 porque ele é a metade de 10, nem com o número 8 porque ele é a metade de 4 e múltiplo de 2 também.

Com relação ao número 6, as exceções acontecem quando o número divisor é um múltiplo ímpar de 3 ou o próprio 3 porque 3 é a metade de 6.

Toda essa explicação faz todo o sentido, mas poucos pensariam a respeito...

Agora, sim, é com vocês!".

Uma usuária não respondeu exatamente a pergunta, mas ela me deu os parabéns por ser um aluno com um futuro muito brilhante. E eu, é claro, agradeci a ela, como não deveria deixar de fazer no caso. Acho que é assim que alguém doente, idiota e maluco, como muitos costumam me chamar aprende bem as coisas!


A propósito: também acho que passarei a pesquisar bem mais sobre matemática, por mais que ainda prefira pesquisar sobre artes e história! A matemática até que não é ruim, apenas não é tão prática, rápida e simples de se dominar!

E mais uma vez a propósito: uma pena que, atualmente, não haja mais ninguém que domine tanto o assunto no site: a que mais dominava era minha conterrânea, Math Girl, só que ela mentiu utilizando meu nome após sair de lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário