HSAMAblog

quinta-feira, 11 de maio de 2017

A Importância de Se Escolher Bem os Nomes das Próprias Personagens e Histórias!

Bastante gente gosta de me elogiar pelos nomes de minhas personagens e histórias, ainda que eu mesmo não me considere tão bom assim para criar nomes. O máximo que me considero é bom para criar nomes que ninguém pensou ainda. Qualidades e virtudes à parte, ainda considero que criar bons nomes seja algo essencial e fundamental. E, também, é bom tomar cuidado para não usar nomes que já possam ser marcas registradas de outros autores e empresas. Vale lembrar os dois casos de nomes que deram problemas, que foram, respectivamente, Capitão Marvel (Captain Marvel) e Os Exterminadores de Fantasmas ou Os Caça-Fantasmas (Ghostbusters).

O primeiro caso foi o mais polêmico dos dois e o único que foi parar na justiça. Tudo começou em 1940, quando uma editora que se chamava Fawcett Comics lançou um super-herói com o nome de Captain Marvel para concorrer diretamente com o próprio Super-Homem (Superman), criado em 1934 e lançado comercialmente em 1938. A editora cismou em querer evitar que a própria DC Comics, proprietária do Superman a acusasse de plágio, mas não adiantou: a DC Comics (originalmente, National Comics) processou a Fawcett Comics sob a alegação de que era um plágio descarado de seu maior super-herói. A princípio, a DC Comics não ganhou a causa, mas, após a Fawcett Comics haver ficado sem dinheiro para custear as causas legais, a DC Comics recebeu o ganho de causa, isso foi em 1953. Mais tarde, em 1967, a maior concorrente da DC Comics, a sempre em alta Marvel Comics decidiu lançar o próprio Capitão Marvel, já que, além do anterior haver sido congelado por ser um plágio do Superman e a DC Comics não ter visto nenhum motivo e necessidade em ficar com dois super-heróis virtualmente idênticos, o nome da concorrente é, justamente, Marvel Comics. Foi aí que, em 1972, a DC Comics, ao se tocar da mancada cometida em abandonar o Capitão Marvel original, decidiu relançá-lo.

Nisso, a Marvel Comics a processou, e, como resultado, a nova revista precisou ser chamada de Shazam!, que foi para diferenciar uma revista da outra, ainda que Shazam! fosse, na realidade, o nome do mago que dava superpoderes ao jovem Billy Batson, bem como a frase que ele gritava para se tornar o Mortal Mais Poderoso da Terra. Atualmente, com todas as reformulações já definidas pela DC Comics, ficou estipulado que Shazam! é o atual nome do super-herói, com o antigo Mago Shazam! Sendo o Mago, basicamente. O nome Shazam! é composto pelas iniciais dos nomes de diversas figuras religiosas e mitológicas: a sabedoria de Salomão, a força de Hércules, a resistência de Atlas, o poder de Zeus, a coragem de Aquiles e a velocidade de Mercúrio.

A Importância de Se Escolher Bem os Nomes das Próprias Personagens e Histórias!, Parte 2 de 3, 3ª. Edição.

 Curiosamente, quando saiu a série Universo Amálgama, apareceu um Capitão Marvel que era a mistura entre o Capitão Marvel da DC Comics (Billy Batson) e o Capitão Marvel da Marvel Comics (Mar-Vell), sendo chamado de Billy Mar-Vell. A diferença é que enquanto o herói da DC Comics é um jovem radialista (originalmente, infantil) e protagoniza as próprias histórias (ainda que, de vez em quando, apareça como integrante da Liga da Justiça (Justice League) e parceiro de outros heróis solos, incluindo o próprio Superman e o Batman), o herói da Marvel Comics é um guerreiro alienígena, da raça kree e coadjuvante. Muito embora a Marvel Comics seja obrigada a publicar, ao menos, um título próprio dele por ano, que é, justamente, para não perder os direitos autorais dele.

Agora, sim, iremos para o caso do nome Os Exterminadores de Fantasmas ou Os Caça-Fantasmas. Esse caso, embora não tão repercutido como o outro, também deu o que falar. Ao contrário da crendice popular, não foi parar na justiça. Tudo começou no ano de 1975, quando a Filmation, um antigo estúdio de TV, especialista em produzir séries de animação decidiu lançar uma série de TV em live-action com o nome de Trio Calafrio (The Ghost Busters). A série contava as aventuras sobrenaturais de uma dupla de exploradores: Jake Kong e Eddie Spencer, que, ao lado de um gorila de nome Tracey (Tracy), caçava espíritos maus do passado. A série foi cancelada com apenas 15 episódios, ficando, assim, no mais completo esquecimento. Ou, pelo menos, por um tempo.

Anos depois, a Columbia Pictures anunciou a produção de um filme em live-action chamado de Os Caça-Fantasmas (Ghostbusters). A Filmation, como não poderia deixar de ser, ficou sabendo desse filme, e, claro, exigiu que a Columbia Pictures lhe pagasse pelo uso do nome. Como o filme já estava em pré-produção, e, até mesmo, já havia sido anunciado com esse título, a Columbia Pictures não teve escolha, ou seja, pagou para manter o Ghostbusters.

A Importância de Se Escolher Bem os Nomes das Próprias Personagens e Histórias!, Parte 3 de 3, 3ª. Edição.

O filme contava as também aventuras sobrenaturais de três cientistas e um colaborador: Peter Venkman, Ray Stantz, Egon Spengler e Winston Zeddemore, que caçavam espíritos maus de todas as espécies e épocas. Eles ainda possuíam uma secretária: Janine Melnitz. A diferença é que enquanto  os heróis da Filmation eram um bando de amadores e que não cobrava por seus serviços justamente porque os faziam apenas por passatempo, os heróis da Columbia Pictures eram especialistas em parapsicologia e realmente entendiam bem do assunto.  Com o sucesso do filme original, a Columbia Pictures decidiu produziu uma animação com a mesma história original para lucrar mais.

E, com isso, a Filmation teve a ideia de produzir a própria animação intitulada Os Fantasmas (Ghostbusters). Foi aí que a Columbia Pictures decidiu rebatizar sua animação como sendo Os Verdadeiros Caça-Fantasmas (The Real Ghostbusters ), que trazia o fantasma Geleia (Slimer) como mascote da equipe após ser vilão no filme. De acordo com a Columbia Pictures, a Filmation lhe autorizou a manter o nome original, mas decidiu acrescentar o prefixo The Real para diferenciar e esnobar.  A animação da Filmation trazia os filhos dos dois heróis originais: Jake Kong Jr. E Eddie Spencer Jr. sucedendo os pais na aposentadoria em companhia do gorila Tracey, o mesmo da série original.

Curiosamente, além do Cavaleiro sem Cabeça já haver aparecido em ambas as séries, ainda apareceu em Os Verdadeiros Caça-Fantasmas um espiritualista metido a charlatão extremamente parecido fisicamente com Jake Kong, um dos heróis originais da série da Filmation. E quando ambos os desenhos saíram em vídeo, a versão da Filmation passaria a ser chamada de Filmation's Ghostbusters para não confundir e diferenciar.

Atualmente, com todo o avanço da internet, quem achar que o título de sua obra é tão original, deve fazer uma pesquisa previamente. Por outro lado, quando a Marvel Comics lançou uma criação própria com o nome de Espantalho (Scarecrow), a DC Comics, que já tinha os direitos de uma criação homônima bem mais antiga não foi capaz de reagir, já que Espantalho não foi um nome criado por um autor ou empresa. Inclusive, vale o mesmo para os nomes Mercúrio (Quicksilver), Thor (foi mantido o nome original), Homem-Areia (Sandman) e Jack Cabeça de Abóbora ou Jack da Lanterna (Jack-O'-Lantern).

Nenhum comentário:

Postar um comentário