HSAMAblog

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Sensibilidade Não Tem Idade! e Ignorância e Incompetência São Ingredientes da Mesma Receita!

Sensibilidade Não Tem Idade!

Volta e meia, aparece alguém que não sei quem, o que e como é e de onde veio para afirmar que seu filho ou sobrinho entre 3 e 10 anos de idade desenha muito melhor do que eu.

Acontece que não sou desenhista para competir e concorrer a prêmios em dinheiro com ninguém; nem perguntei a ninguém se existe algum melhor do que eu como amigo, artista, cidadão e ser humano.

Não ligo para quem afirma essas coisas, até porque, o prejuízo é muito maior para quem fala do que para mim; que sou quem escuta.

Mas sabem que achei bacana quando alguém de minha rede de amigos do Facebook (uma amiga bastante íntima, próxima e querida) afirmou publicamente que os filhos e sobrinhos dessas pessoas são muito mais sensíveis do que estas, é isso o que amigos fazem: dão apoio e solidariedade uns aos outros, ainda que não requisitados diretamente!

A propósito: se meus desenhos são infantis (de acordo com essas pessoas tão hostis e que fingem serem tão gentis), os próprios desenhos de Mauricio de Sousa e Jim Davis também são e acreditem: pessoas de mais de 70 anos ainda adoram a Turma da Mônica e Garfield!

Ignorância e Incompetência São Ingredientes da Mesma Receita!, Parte 1 de 2.

Acho patético e ridículo alguém dizer que meu desenho é de criança: já começa errado porque não sou nenhum guri ou mirim (como se diz no Brasil) ou gajo e miúdo (como se diz em Portugal e Angola): já tenho 32 anos até o fechamento desta crônica, e, portanto, não tenho mais idade para ser chamado de criança!

Na verdade, não ligo para esse tipo de coisa: até mesmo compreendo e concordo que existem pessoas que falam isso sem pensar muito ou mesmo, só que a grande maioria fala porque não tem argumentos e discursos ou porque se acha os melhores dos seres.

Também não é para criança: tudo bem que o desenho em si criado e produzido por mim lembre bastante uma porção de quadrinhos, animações e vídeo games mais antigos, estes também de aspectos e caráteres bem infantis, mas o texto que utilizo, ainda que, da mesma forma, lembre essas obras todas, é de temática familiar!

Não sei como ou porque não dizem exatamente e propriamente as mesmas coisas de Mauricio de Sousa e Jim Davis: eles também fazem uns desenhos bem burlescos, exagerados e grotesco e ninguém diz que eles devem fazer desenhos de homens e não de crianças!

A propósito: vocês sabem que ambos foram zoados na internet em, respectivamente, Porra, Mauricio! e Garfield Minus Garfield, dois dos mais conhecidos e populares sites de entretenimento entre os fãs de quadrinhos e animações.

Ignorância e Incompetência São Ingredientes da Mesma Receita!, Parte 2 de 2.

O site Porra, Mauricio! é editado pelos internautas brasileiros Fernando Marés de Souza, Pablo Peixoto, Rafael Monteiro e Renan Sampaio, a finalidade dele é mostrar as histórias em quadrinhos da Turma da Mônica com palavrões anexados embaixo delas e mostrar as mensagens subliminares existentes nelas, eis o endereço: http://porramauricio.tumblr.com/.

E o site Garfield Minus Garfield é editado pelo internauta irlandês Dan Walsh, a finalidade dele é mostrar as histórias em quadrinhos do Garfield com ele sendo removido delas e como o Jon Arbuckle, dono do Garfield é tão estúpido conversando consigo mesmo, considerando que o gato não pode lhe responder, eis o endereço: http://garfieldminusgarfield.net/.

Ambos os desenhistas, em vez de moverem ações judiciais contra os autores dos sites, preferiram agradecer, aplaudir, elogiar e parabenizar seus fãs. E, com isso, não estou dizendo que eles tinham que recorrer legalmente, muito pelo contrário: os próprios autores do Porra, Mauricio! já disseram em seu site bem assim: "E que fique bem claro: We Mauricio!".

Na Wikipédia, a reação de cada autor original, com comentários adicionais de seus fãs: https://pt.wikipedia.org/wiki/Porra_Mauricio! e https://en.wikipedia.org/wiki/Garfield_Minus_Garfield.

E quanto a mim; que já fui vítima de montagens e colagens com minhas criações sem prévio aviso, não posso ter o mesmo carinho e cuidado do que o Mauricio e o Jim por dois motivos: não sou tão famoso assim quanto eles e o que fazem comigo é tão grande e grave que, além de não me creditarem, ainda usam de discriminação, ofensa e preconceito bem grandes e graves contra mim, vejam bem isso! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário