HSAMAblog

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Resenha crítica do filme A Fantástica Fábrica de Chocolate (Charlie and the Chocolate Factory, de 2005).

Falarei agora de um dos maiores, melhores e mais completos filmes do ano de 2005: A Fantástica Fábrica de Chocolate, de Tim Burton, remake da versão original de 1971 (que se chama Willy Wonka & The Chocolate Factory e é de Mel Stuart) e baseado no livro de Ronald Dahl!

A história já é tão clássica quanto lúdica: Um misterioso e excêntrico milionário manteve sua fábrica de chocolate fechada e escondida por muitos anos, até que ele decidiu reabri-la e distribuir cinco bilhetes dourados aleatoriamente em suas barras de chocolate. Cinco crianças sortudas visitariam sua fábrica e a mais bem-comportada a herdaria por direito, justiça e merecimento.

Nem preciso dizer quem foi a criança vencedora: até porque, as outras quatro crianças (todas com muito mais dinheiro do que o Charlie; que acabou se tornando o verdadeiro protagonista da narrativa!) simplesmente trapacearam para terem seus bilhetes e desobedeceram cada qual uma regra direta, específica e objetiva da empresa (e isso também não é um spoiler: já repararam que o título do filme se refere, logo de cara, ao próprio vencedor da fábrica inteira?)...

O final do filme é tão excepcional, extraordinário e inédito que chega a superar o suficiente o da versão original (a qual também, nem de longe, é uma obra que se jogue fora!), para quem ainda não assistiu a versão mais recente, recomendo bastante: somente os últimos 20 minutos do filme já valem pela sessão inteira dele e tenho dito!

Minha nota é 5: não dá para dar menos do que isso na realidade!

Resultado de imagem para Charlie and the Chocolate Factory film
Charlie and the Chocolate Factory Movie Review
Resultado de imagem para Charlie and the Chocolate Factory film

Endereços das fotos: https://www.bustle.com/articles/97197-9-ways-charlie-and-the-chocolate-factory-is-really-a-horror-movie-disguised-as-a-childrens, http://www.rogerebert.com/reviews/charlie-and-the-chocolate-factory-2005 e http://cassavafilms.com/reviews/charlie-and-the-chocolate-factory

Ainda não sei qual será minha próxima resenha, mas ela ficará para amanhã, quem me sugere algum filme?

Nenhum comentário:

Postar um comentário