HSAMAblog

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Galeria de capas da coletânea As Novas Tiras Cômicas, Charges e Cartuns de Albert & Einstein e Sua Turma (nove volumes) + edição especial extra + dois livros.

Apreciem e consumam com moderação e satisfação!

A propósito: não achei que precisaria esclarecer a respeito, mas já que uma amiga e conterrânea minha (que também tem déficit de atenção) afirmou publicamente que para evitar o plágio, basta parar de escrever "Direitos de nomes e imagens gentilmente cedidos.", eu só escrevo isso quando utilizo os nomes e imagens de pessoas reais e personagens de outros autores e empresas quando estas me autorizam, não é para liberar minhas criações para pessoas que não fazem a mínima ideia do que seja crime e pecado!

Só que acho que não mais utilizarei os nomes e imagens dos outros, tendo em vista uma treta com um amigo, que me disse que não posso mais utilizar a criação dele em conjunto com a sócia, simplesmente porque ambos me deram a autorização, só que ela sumiu e passou a me tratar como se eu fosse uma nulidade.

Inclusive e principalmente, aproveito para poder me desculpar em público por afirmar que eles não podem fazer nada para me impedirem de utilizá-la em uma de minhas próximas histórias: não falei isso em tom de deboche, ironia e sarcasmo, mas sim porque está escrito na Legislação que quando você cede os direitos de seus nomes e imagens para o outro por escrito, você só pode desfazer o acordo se o outro deturpar o nome e a imagem ou omitir os créditos, não simplesmente porque não quer mais que fiquem expostos pelo outro ou porque não gostou da maneira como foi feita por este!

O caso foi que já iniciei a divulgação e pré-produção da história antes de haver esse rolo todo e não estou a fim de desfazer o que já comecei, o máximo que farei será não fazer mais alusões a nenhum dos dois ou qualquer criação de um deles ou de ambos em conjunto a partir de hoje!

E vale lembrar e ressaltar que alguém só pode exigir exclusividade e titularidade de um nome artístico, empresarial, de personagem ou de história se for um nome pouco comum, nada comum, único, inédito ou nome e sobrenome e também não pode coincidir com outro já existente!

Por exemplo, deram brigas pelos usos dos nomes Os Caça-Fantasmas (The Ghost Busters ou Ghostbusters) (entre a Filmation e Columbia Pictures) e Capitão Marvel (Captain Marvel) (entre a Marvel Comics e DC Comics), só que não dá para brigar com outro autor ou empresa pelo uso de qualquer um dos seguintes nomes por já serem de uso comum: Espantalho (Scarecrow), Mercúrio (Quicksilver), Homem-Areia (Sandman), Jack da Lanterna ou Jack Cabeça de Abóbora (Jack-o'-Lantern) e Thor (o nome original foi mantido).

Ou seja, quem quiser evitar todos e quaisquer problemas, modifique a grafia de um nome original ou adicione um complemento (foi o que eu fiz quando decidi me chamar Sávio Christi, mas meu irmão dois anos mais velho, o bancário, cineasta e músico capixaba Gerô botou um nome mais comum e sem mudanças, problema dele se aparecer outro Gerô e começar a receber pagamento e reconhecimento no lugar dele ou se alguém quiser usar o mesmo nome artístico do que ele de propósito e confundirem um com o outro de qualquer maneira que seja!)!

A propósito: o Volume 2 da coletânea já era para ter estado pronto ontem, verei se ele ficará pronto hoje mesmo, não está ainda porque tive imprevistos no cotidiano, só que vejam se prestam bem atenção a minhas próximas postagens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário