HSAMAblog

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Vocês já viram algum nome próprio cujo significado parece bem óbvio, mas que ninguém pensaria? Por exemplo, sabem o que são Bárbara e Mônica?

Tenho duas personagens super-heroínas que se chamam a Madame Místical e Misse Milenar, ou, na verdade, Mónica Virille e Bárbara Seuza.

A primeira é a melhor e mais poderosa feiticeira e alquimista da Escola para Bruxas de Montevidéu e domina o poder da magia e a segunda é a melhor e mais forte guerreira bárbara e treinadora de estrelas da luta livre da Idade Média de Lisboa e domina a força bruta.

Fui pesquisar o significado de cada um desses dois nomes e os resultados estão abaixo:

Bárbara: Grego-latino, estrangeira, forasteira ou estranha. Na Antiguidade, qualquer povo que não fosse grego ou romano era chamado de bárbaro, nome este que vem de barbar (bar-bar originalmente e atual equivalente ao blá-blá do português), palavra usada pelos gregos para definir uma língua incompreensível. Com o tempo, o feminino de bárbaro se tornou nome próprio.

Mônica: Grego, só, solitária ou viúva. Vem do prefixo grego mono, significando um só, embora muitos ainda acreditem erroneamente que venha do latim, monere, significando avisar, o que está errado.

Não parece bem óbvio que Bárbara vem de bárbaro e que Mônica vem de mono?

Referências utilizadas: https://www.dicionariodenomesproprios.com.br/monica/ e https://www.dicionariodenomesproprios.com.br/barbara/.

Mas e vocês, sabem de mais algum exemplo, e, caso sim, qual (is) é (são), podem me dizer?

Agora, sim, mandem bala, brasa e chumbo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário