HSAMAblog

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Um informativo e quatro artigos sobre artes e história, revisão pendente


Um informativo e quatro artigos sobre artes e história

Sávio Christi, 18/08/2019

Algumas datas comemorativas relacionadas a ilustração, desenhos, livros, autores, quadrinhos e animação, parte 1 de 2

Dia Mundial do Ilustrador / Dia Internacional do Ilustrador: 8 de setembro (referência: 
http://datascomemorativas.org/dia-nacional-do-ilustrador-8-de-setembro/)

Dia Mundial do Desenhista / Dia Internacional do Desenhista: 15 de abril (referência:

Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos / Dia do Quadrinho Nacional: 30 de janeiro (referência: 
https://www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-das-historias-em-quadrinhos/)

Dia Mundial da Animação / Dia Internacional da Animação: 28 de outubro (referência:

Dia Mundial do Livro e do Direito do Escritor / Dia Internacional do Livro e do Direito do Escritor): 23 de abril (referência: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Mundial_do_Livro_e_do_Direito_de_Autor)

Dia Nacional do Livro Infantil: 18 de abril (referência: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-livro-infantil.htm)

Dia Nacional do Escritor: 25 de julho (referência: 
https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-escritor/)

Dia do Autor Português: 02 de maio (referência: https://www.calendarr.com/portugal/dia-do-autor-portugues/)

Dia Nacional da Língua Portuguesa: 22 de maio (referência:

Dia Nacional da Leitura: 12 de outubro (referência: http://www.calendariobr.com.br/dia-nacional-da-leitura)

Algumas datas comemorativas relacionadas a ilustração, desenhos, livros, autores, quadrinhos e animação, parte 2 de 2

Dia da Biblioteca: 9 de abril (referência:

Dia da Literatura Brasileira: 1 de maio (referência: https://www.calendarr.com/brasil/dia-da-literatura-brasileira/)

Dia Nacional da Poesia: 21 de março (referência:

Dia da Biblioteca Escolar: 24 de outubro (referência:

Dia Nacional do Livro: 29 de outubro (referência: http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-livro.htm)

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca: 23 a 29 de outubro (referência: http://www.biblioteca.ufla.br/?page_id=1304)

Dia do Bibliotecário: 12 de março (referência: 

Dia Mundial da Biblioteca / Dia Internacional da Biblioteca: 01 de julho (referência: https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-das-bibliotecas/)

Dia Mundial do Escritor / Dia Internacional do Escritor: 03 de outubro (referência: http://ondda.com/noticias/2016/10/13-de-utubro-dia-mundial-do-escritor)

Dia Internacional do Livro Infantil: 2 de abril (referência:
https://www.facebook.com/vitoriaonline/photos/a.422923624387352.106694.193740437305673/1472498139429890/?type=3(Colaboração: Elizete Caser via o grupo do Facebook Desenhistas, escritores e youtubers de minha autoria)

Dia Nacional do Fanzine: 12 de outubro (no Brasil) e 29 de abril (em Portugal) (referências: 
http://ciberpaje.blogspot.com/2018/10/dia-nacional-do-fanzine-versao-digital.html e https://pt.wikipedia.org/wiki/Fanzine(Colaboração: Edgar Franco através do blog do Blogger A Arte do Ciberpajé Edgar Franco de autoria dele)

Curiosidades e informações do Tratado de Tordesilhas

Sabe-se que quando Portugal e a Espanha criaram o Tratado de Tordesilhas, que dividia a América do Sul em duas partes, uma parte do continente foi deixada de fora por ser pobre demais.


Em seguida, a Inglaterra, os Países Baixos e a França chegaram para contestar esse acordo, mas já era tarde demais: Portugal e Espanha já tinham ficado com a melhor parte do continente!

Fatos e feitos, essas três últimas nações, só para não ficarem sem nada e no prejuízo, decidiram elas mesmas se apossarem da parte do continente sul-americano que restou, batizando-a de planalto das Guianas, onde guiana ou guyaná, em dialeto indígena, significava “terra de muitas águas”.

A Guiana Inglesa se tornou independente em 1966 e encurtou seu nome para Guiana apenas, a Guiana Neerlandesa se tornou independente em 1975 e se rebatizou como Suriname em alusão à tribo indígena dos surinen. A Guiana Francesa, por fim, se tornou unidade da federação da França em 1946, pelo que não é um país independente, nem mais um território dependente.

Em tempo, existem dois territórios dependentes britânicos na América do Sul: as Ilhas Falkland, ou Ilhas Malvinas, e as Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul, as quais se localizam tão longe da costa que não são visíveis a olho nu. 

E, finalizando, enquanto Portugal manteve sua porção de terra intacta, a Espanha dividiu a sua em diversas outras, o que explica como e por que o espanhol é o idioma que mais aparece na América do Sul, está certo?


Haverá sido um grande e grave erro de colonização?

Nos demais países lusófonos, a palavra estadunidense é bem comum, assim como nos países hispanófonos, onde a grafia é estadounidense. Já no Brasil, ainda existe a preferência pela palavra original, que é americano.Nos países anglófonos, começando pelos próprios Estados Unidos, eles realmente não costumam utilizar a palavra equivalente a estadunidense (Unitedstatian), preferindo, semelhantemente, a palavra American.

Muito se discute sobre essa questão toda, considerando que América, originalmente, é o nome de um continente formado por 35 países, 19 territórios e 8 unidades da federação de países da Europa (se bem que Porto Rico, território dos Estados Unidos localizado na América Central, já pediu adesão como o mais novo estado da federação, resta esperar que o pedido seja aprovado). E, se falarmos, por exemplo, as capitais americanas, será que estaremos nos referindo somente às capitais dos Estados Unidos ou às capitais do continente em geral?

O nome do país é Estados Unidos da América, ou melhor, ele não tem nome, se América é um nome genérico e não específico, embora o termo América seja utilizado em muitas histórias em  quadrinhos, livros e filmes dos Estados Unidos em vez do próprio nome mais comum.

Possivelmente, quando os colonos ingleses chegaram ao país, eles disseram que chegaram à América, e, com isso, começou toda essa confusão e encrenca.

Fatos e feitos, quem nasce no Brasil, por exemplo, também é americano, só que sul-americano. Igualmente, quem nasce no Canadá, é norte-americano, tal como quem nasce nos Estados Unidos. E, é claro, quem nasce no México e Groenlândia também se chama norte-americano (sendo que o México se chama Estados Unidos Mexicanos).

Observação: o termo ianque (Yankee em inglês e yanqui em espanhol), embora também seja usado como sinônimo genérico de nativos dos Estados Unidos, na realidade, refere-se aos nativos da Nova Inglaterra ou de um dos estados do norte. Igualmente, o nome gringo (Gringo em inglês e gringo também em espanhol) se refere a qualquer estrangeiro, principalmente se for alguém caucasiano / ariano / branco vindo de algum país anglófono.

Literatura, roteiro e poesia também são artes
Frequentemente, vemos pessoas discriminando os romancistas, roteiristas e poetas (que são alguns tipos de escritores) como se estes não fossem artistas. E isso não é somente em português, mas, também, em idiomas como o inglês e o espanhol.

Por exemplo, autores de histórias em quadrinhos costumam ser discriminados e divididos como sendo escritores e artistas.

Acontece que literatura, roteiro e poesia também são artes, já que são manifestações culturais, e expressam e transmitem pensamentos e sentimentos. Além disso, artista é uma palavra bem genérica, abrangendo, entre outros, os desenhistas, pintores e compositores.

Definições de caricatura, realismo e design

Caricatura é uma palavra que vem do italiano (caricatura também, esta derivada de caricare, que significa carregar ou acentuar). É um desenho, geralmente humorístico, que se tipifica por exagerar os traços físicos de pessoas e personagens, muitas vezes de forma bem burlesca e grotesca. A caricatura não deve ser necessariamente encarada como bullying (intimidação ou valentia em português), embora muitos autores realmente se valham dela para poderem ridicularizar e humilhar alguém real ou fictício.
Realismo é uma palavra que é formada pelo adjetivo real e o sufixo -ismo, partindo do francês, réalisme, que significa qualidade do que é real. O termo se refere não só ao desenho, mas a todas as outras artes visuais e à literatura. Pode ser uma imagem ou um texto mais próximo da realidade. Nesse caso, é como uma transposição fidedigna e literal de uma foto em uma imagem diferente ou um relato passado a limpo em um texto.

Design é uma palavra que vem do latim, designare, que significa desenvolver ou conceber. No próprio latim, a palavra é formada a partir do prefixo de- (fora) e do substantivo signum (destaque, marca ou sinal) desígnio ou projétil em português. É um estilo de desenho técnico em vez de artístico, sendo, também, um projeto gráfico. Uma das características mais marcantes do design é a presença de muitas retas e curvas, principalmente de curvas.


Ainda existe a caricatura realista, cujo nome já é bem sugestivo.

São estilos de desenho bem diferentes, mas, ao mesmo tempo, bem interessantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário