HSAMAblog

sábado, 27 de maio de 2017

Amigos, vejam se entendem a dúvida dessa vez... Para quem for da área das jurídicas, melhor ainda, está a seguir:

Pois então, andei fazendo personagens baseadas em pessoas reais, e, dessa vez, com a autorização por escrito de cada original.

O caso é que minha família insiste que devo solicitar a assinatura legível em tinta azul ou preta de todas elas, com os nomes completos, RG e CPF.

Meus parentes temem que as pessoas poderão se arrepender, mas nem todas as pessoas têm dupla face, e, além disso, não quero que nenhuma das verdadeiras desconfie e duvide de minha pessoa.

Se possível, passem-me os links de alguns blogs, fotologs e homepages com comprovações e evidências de que basta a pessoa dizer que liberou e está tudo bem, já que vejo que palavras isoladas não possuem valor.

O objetivo da dúvida não é agredir e atacar ninguém; nem dar uma de improcedente: apenas quero convencer de vez minha família de que basta a outra pessoa me autorizar e ponto final!

Sei que minha família tem a melhor das intenções, só que eu também não quero perder amizades por uma série de desentendimentos que devem ser evitados!

O exemplo mais recente é a banda musical as Descoladas, formada por Beatriz (microfone e violão), Maria Clara (bateria) e Michelly (triângulo), que se baseiam nas ex-alunas da Escola Monteiro Lobato CEMS, sendo que a Beatriz e a Michelly são, respectivamente, a melhor amiga e a prima da Maria Clara.

Podem ver que não estou fazendo as biografias das três: são só suas contrapartes em desenho e literatura!

A propósito: parece-me que se elas já me autorizaram a homenagem, elas não poderão removê-la, exceto se eu mesmo fizer mau uso de seus nomes ou imagens ou se não as creditar corretamente, isso procede?

Já sei que ainda não sou tão famoso quanto Mauricio de Sousa e Jim Davis, mas eles mesmos, por exemplo, em início de carreira, já criaram personagens baseadas em amigos e familiares sem nenhuma formalidade extra como minha família acha que deve ser efetuado!

Por gentileza, não me levem a mal por essa questão toda, só que é porque perder boas amizades é muito mais rápido e fácil do que ganhá-las, fora também que não são todas as pessoas que não gostam de minha produção artística: os que gostam não têm nada a ver com isso tudo e gosto é igual a reputação: cada um possui o próprio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário