HSAMAblog

domingo, 7 de maio de 2017

Resenha crítica do filme 2 Filhos de Francisco (de 2005).

Só para vocês não virem me dizer depois que não sou nacionalista, bem como que sou servo devoto e fiel dos Estados Unidos, vai a resenha de um filme brasileiro e que é bem diferente e interessante por sinal:

O enredo do filme, um drama biográfico, creio que todos já conheçam: Seu Francisco é um lavrador do interior de Goiás e tem como sonho transformar dois de seus filhos em uma nova dupla sertaneja. O resultado final disso é o surgimento da dupla Zezé Di Camargo & Luciano.

O filme tem alguns pontos fortes e fracos, sendo que são tantos fortes que até fica complicado selecionar os melhores!

Mas para quem odeia o filme só porque é da dupla, vai um recado: o filme é bom não por ser sobre Zezé Di Camargo & Luciano, só que sim porque é uma história de muita coragem, luta e superação, mostrando que, quando se quer e se sacrifica até o final, tudo dá certo, também que sonhar não é demais; nem custa nada!

Eu também não sou fã da dupla, mas admito que o filme é um espetáculo visual à parte, também pensem na dor, sofrimento e tristeza dos pais da dupla diante de tantas coisas horríveis que aconteceram antes de dois de seus filhos serem uma das maiores duplas sertanejas de todo o Brasil!


Agora, quanto aos fracos, deixarei-nos com minha nota do filme, logo abaixo:

Desta vez, minha nota é 3: isso porque o filme contém muitos erros imperdoáveis (exemplos: o pai de Zezé Di Camargo o segurando no caso enquanto escuta Chitãozinho & Xororó; quem ainda não eram uma dupla sertaneja, o ator que interpreta Zezé tinha que saber que ele é canhoto, mapa-múndi com o estado da federação de Tocantins; o qual ainda não existia naquela época, sanfona dos anos 2000 em plenos anos 70 e por aí vai!), também por omitir coisas que fariam toda e qualquer diferença (incluindo a ausência de nascimento das duas irmãs de Zezé Di Camargo: a Maria; que foi a terceira (logo após Ele e o Emival) e morreu com seis dias de vida e a caçula; Maria Lucier / Lucielly di Camargo, as outras duplas que Zezé formou além de Camargo & Camarguinho e Dudu & Zezé (Zezé & Zazá e Neilton & Mirosmar) e o fato de que Luciano era office-boy antes da dupla; que foi quando Zezé foi visitar a família em Goiânia e encontrou o irmão onze anos mais novo cantando no emprego), fora que a sinopse menciona que eram nove filhos, sendo que a Lucielly só nasceu após a morte do Emival, ou seja, não chegaram a ser nove filhos ao mesmo tempo!


A propósito: que coisa foi aquela de mostrarem Leandro & Leonardo por menos de dez segundos e sem falas? Devido à importância da (outra) dupla, considero e estimo que mereciam um papel de coadjuvante de luxo, fora que deram os créditos na ordem errada: Leandro foi interpretado por Thiago e Leonardo por Pedro (a ex-dupla sertaneja Pedro & Thiago) e não o contrário!

Considerações finais: não deixa de ser um filme bem bacana e descolado, só que, pelo menos para mim, não é a coisa mais perfeita e sublime do universo nem de longe! Ainda assim, vale a pena, seguramente! Tanto é que o filme também já fez muito sucesso nos países anglófonos e hispanófonos do continente americano!
Resultado de imagem para 2 Filhos de Francisco
Resultado de imagem para 2 Filhos de FranciscoResultado de imagem para 2 Filhos de Francisco
Ainda não sei qual será minha próxima resenha: estou aqui, ponderando a respeito!

Endereços das fotos: http://globofilmes.globo.com/filme/2filhosdefrancisco/, https://www.youtube.com/watch?v=9R7GYs-AJfU e http://www.adorocinema.com/filmes/filme-132099/

Nenhum comentário:

Postar um comentário