HSAMAblog

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Resenha crítica do filme O Golpista do Ano (I Love You Phillip Morris, de 2009).

Continuando a postagem anterior, vai a resenha crítica de mais um filme: O Golpista do Ano (I Love You Phillip Morris, de 2009)!

Antes de mais nada, quero fazer uma consideração quanto à "tradução" do título no Brasil e América Espanhola (Una Pareja Dispareja (Um Casal sem Igual)): de quem foi a brilhante ideia de escolher títulos locais que não têm nada a ver com o filme ou são spoilers (estraga-prazeres ou revelações sobre o enredo) e um deles ignorando o fato de que o filme se passa em muitos anos?


Em Portugal e Angola, ele se chama Eu Amo-Te, Phillip Morris, e, na Espanha, o filme se chama Phillip Morris, ¡Te Quiero!, foi no Brasil e América Espanhola que fizeram as maiores e piores palhaçadas e papagaiadas!


Isso porque o nível de homofobia nesses países é enorme e as distribuidoras locais não queriam espantar os espectadores dos cinemas!


Agora, sim, vamos para a resenha propriamente dita, como se isso já não fosse algo sem tempo:


Para quem ainda não sabe, o filme se baseia em um livro, este baseado em fatos reais: I Love You Phillip Morris: A True Story of Life, Love, and Prison Breaks (Eu te amo, Phillip Morris: Uma Verdadeira Estória de Vida, Amor e Escapadas da Prisão), de Steven McVicker, misturando os gêneros narrativos biográfico, comédia, drama e romance.


A trama fala de um policial honesto, casado, pai de uma garota e cristão assumido. Ele vem do Texas, e, ao sobreviver a um acidente de carro, decide revelar ao mundo sua homossexualidade. Porém, ele rapidamente descobre que, para ser gay, precisará de muito dinheiro e é que começa a história toda.


Algumas das principais características do protagonista:


Ele sempre ia à missa de domingo e vivia muito feliz ao lado de sua família.


Em suas horas vagas, ia atrás de sua mãe biológica; que afirmou jamais ter ouvido falar dele e exigiu que sumisse.


Desde pequeno, sentiu que era diferente, começando por sua então inexplicável atração por salsichas.


Alguns pontos positivos do filme:


Mostra como é complicado e trabalhoso ser diferente.


Reúne, pela primeira vez, os grandes e ótimos atores Jim Carrey, Ewan McGregor e Rodrigo Santoro; os quais nunca haviam antes vivido papéis homossexuais.


Possui um final bem diferente e interessante.


Não falarei de pontos negativos, considerando que o filme não possui erros de continuidade e anacronismo como baseado em fatos reais; nem eu mudaria nada na forma como foi feito.


E finalizando: alguém do site do Yahoo! Respostas disse que o filme foi ima história idiota e fraca criada por Hollywood, será que não dava para pesquisar sobre o filme antes de ir assisti-lo e ler todos os créditos da produção?

Resultado de imagem para I Love You Phillip Morris
jim-carrey-i-love-you
Resultado de imagem para I Love You Phillip Morris

Ainda hoje, sairá, no mínimo, mais uma resenha e será de algum filme que me foi sugerido no próprio Yahoo! Respostas!

Endereços das fotos: http://www.rogerebert.com/reviews/i-love-you-phillip-morris-2010, https://www.theguardian.com/film/i-love-you-phillip-morris e http://bobbyriverstv.blogspot.com.br/2015/08/on-i-love-you-phillip-morris.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário